Acho que falo pelos ansiosos do Brasil (e do mundo), quando relato que um dos primeiros sintomas da ansiedade é também um dos mais duradouros é aquela sensação horrorosa de que se tem um trem preso dentro da garganta.
Embora muitos médicos associem o "bolo na garganta" a problemas de hérnia de hiato, refluxo gástrico, alergia (a cafeína, por exemplo) e a problemas de tireóide, na maioria dos casos esse problema é de ordem psicológica.
Lembra na infância, quando você queria chorar, e alguém ou alguma situação de impedia de o fazer, e você tinha que engolir o choro? Aí você ficava um tempinho com aquela sensação de algo estava preso dentro da garganta (e você achava que eram suas lágrimas). Isso é um reflexo motor que promove a contração dos músculos na garganta.
Ansiosos sentem isso o tempo todo (inclusive é um dos principais sintomas dos ataques de pânico). Você fica com aquela sensação de bolo na garganta, como se quisesse chorar, ou como se tivesse com medo. Lembrar que a ansiedade é um medo disfarçado, e bingo... Agora como resolver? Certamente existem remédios, mas se lembrarmos que as causas são geralmente psicológicas, existem sim maneiras de contornar isso tudo.
Primeiro de tudo: Entenda o que se passa, reconheça que essa sensação é de cunho psicológico e comece a tentar relaxar (parece simples, mas a busca pelo relaxamento geralmente surte efeitos positivos);
Se tiver com vontade de chorar, chore! O que me ajuda também é cantar. Cantar promove um relaxamento dos músculos da garganta e auxiliam no desaparecimento da sensação. Me ajuda, de vez em quando também, mascar um chiclete, ou comer uma maçã. Outra coisa... vá fazer uma atividade física, como uma boa caminhada, ou nadar ou brincar em uma piscina. Aparentemente se preocupar com o "bolo" faz com que ele fique ainda maior, rsrs.
E no mais, lembrem-se pessoa. Procure ajuda médico/psicológica e também se apoie nos seus amigos/familiares para uma conversa honesta. Admitir nossas fraquezas e nossos medos é um dos passos para uma vida mais tranquila e livre de acúmulos desnecessários.
Continuarei postando nos próximos dias....
PS: Essa semana termina meu ciclo em Manaus, e começo um ciclo novo... Lógico que a ansiedade tá pegando firme, mas tudo que aprendi nos últimos meses tem sido fundamentais para ficar mais tranquilo.
Esse blog foi criado por uma pessoa ansiosa e está aberto a contribuições para que juntos possamos viver mais tranquilamente!
domingo, 10 de julho de 2011
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Eu-Composto
Geralmente quando você começa a se entender e descobre o que quer ser, o que fazer, você sempre se depara com novidades... Essa novidades geralmente passam a ter uma significância maior no conjunto da obra do que normalmente teriam, por serem novidades.
Agora a grande verdade é que nossa personalidade é composta, possui múltiplas facetas e características, e o que define a nossa personalidade é o conjunto da obra e não isso, ou aquilo, ao aquele. Muitas coisas nos definem e não existem meios de contabilizar o quanto uma coisa é mais ou menos importante do que as outras.
Quando você passa por momentos de construção da sua personalidade, é muito normal fazer essas definições. Estes dias me peguei em um momento em que falei que era assim, ou assado, quando na verdade existe um conjunto de características que me definem, e não uma coisa ou outra.
Essa semana foi uma semana de reflexão, aonde passei a refletir sobre minhas características pessoais. Não quero saber qual é a mais importante ou qual é a nova. Minha missão nessa re-descoberta é entender essa características e descobrir qual delas eu preciso retomar. No momento, estou trabalhando principalmente nestas:
- Socialização: sair mais, rir mais, dar mais atenção aos amigos...
- Não rotular as pessoas: e deixar que cada pessoa, com o seu jeito, faça parte da minha vida e toda a diferença...
- Buscar a calma e manter a serenidade... especialmente em momentos de ansiedade.
Por enquanto é o suficiente... outros traços estão sendo tratados também, resguardando as devidas proporções.
Até a próxima, ansiosos do blog...
Assinar:
Postagens (Atom)